domingo, 10 de novembro de 2013

avaliaçao word

As Europeias 2009

Da análise às eleições do passado Domingo, e pese embora no contexto europeu se ter mantido, no essencial, a maioria  parlamentar do PPE (que reúne os partidos de direita), na
realidade nacional parecem emergir algumas tendências merecedoras de breve reflexão. Desde logo, uma primeira decorre do desinteresse generalizado dos cidadãos quanto ao projecto europeu. Na verdade, a abstenção verificada em Portugal, embora sem atingir os máximos de 1994, cifrou-se, ainda assim, entre os valores mais elevados registados neste tipo de processo eleitoral. Perante tais dados duas conclusões sobressaem: ou os cidadãos não se revêem nos seus representantes ou, de todo, não querem, não estão sensibilizados, ou a construção europeia não os motiva. Independentemente das causas para tamanho desinteresse, a sua ocorrência deveria exigir a convocação e mobilização dos agentes políticos para o combate ao fenómeno. Ainda que largamente imperfeita e com evidentes vícios, União Europeia faz falta. Não apenas a nós, mas à generalidade dos europeus.
Uma segunda conclusão parece evidente: o partido do governo foi duramente castigado pelos resultados da vontade dos portugueses, traduzindo o descontentamento e conseqüente punição popular pela acção governativa, perdendo percentualmente e em número de
mandatos, uma descida que representa a erosão de quase metade da confiança expressa há cinco anos.
Um terceiro juízo é possível extrair dos resultados do acto eleitoral de 07 de Junho. Os partidos do bloco central (PS e PSD), contabilizaram por junto, bem menos de dois terços do total de votos, o que poderá indiciar algum desgaste das respectivas propostas políticas. Beneficiando da desconfiança dos eleitores face aos projectos dos partidos habitualmente conotados com a governação, assinala-se o crescimento dos partidos marginais (CDU e BE, à esquerda e PP à direita) que reforçaram os seus eleitorados, com particular destaque no caso do BE que, alcançou, em comparação com 2004, uma ascensão importante, mantendo, CDU e PP votações idênticas.

Uma última nota para as empresas de sondagens que, durante a campanha foram avançando estudos que vieram a divergir dos resultados das projeções e dos apurados no dia das eleições. Não cabe neste pequeno comentário a análise ou reflexão a tais desvios. Sendo, todavia, alguns destes casos recorrentes e conhecendo-se, tanto a possibilidade de manipulação destas investigações, quanto os efeitos de condicionamento dos eleitorados decorrentes destas práticas de enviesamento deliberado, conviria, a bem da democracia, que a acção destas empresas pudesse ser alvo de rigoroso escrutínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem. Obrigada por me visitar. bjs