sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Gestação - 1º Trimestre

O início da gravidez é marcado mais por sinais e sintomas de que ela se desenvolve do que por alterações na aparência da gestante. A descoberta da gestação, em geral, ocorre depois do atraso menstrual. Mudanças físicas não aparecem porque o bebê ainda é um amontoado de células e menor que um grão de arroz. É pequeno, mas causa alterações no lado de dentro da mãe. O corpo trabalha a mil para desenvolver o embrião. O esforço extra pode deixá-la cansada e sonolenta.
Durante a gravidez o corpo vai se adaptando ao poucos as sucessivas mudanças que durarão aproximadamente 40 semanas, até o nascimento do bebê.
O aumento do sono é um dos tantos sinais de gravidez. Mas nem todas as mulheres conseguem distinguir esse cansaço daquele sentido no dia-a-dia. Se a sonolência não chama a atenção, as dores nas mamas, sim. Elas ficam pesadas e doloridas.
Outros sintomas comuns no primeiro trimestre de gestação os sintomas mais comuns são:
Enjoos
A produção aumentada dos hormônios pode causar enjôos e provocar vômitos. Esses sintomas, que surgem de repente e parecem nunca ir embora, ocorrem principalmente por conta do hormônio gonadotrofina coriônica (HCG). Afetam cerca de 60% das gestantes e são mais comuns na primeira gestação.
Mais frequentes pela manhã  e podem ser contornados na maioria dos casos evitando jejum prolongado e comendo uma torrada ou bolacha de água e sal antes de levantar da cama pela manhã.
Alterações nos seios
As mamas aumentam de tamanho e ficam mais firmes, e por causa do aumento do peso e volume é aconselhado o uso de sutiã adequado sem arame de sustentação.
Alterações na pele
A pele dos seios e da barriga estica, perde elasticidade e podem começar a surgir estrias, por isso aplique hidratante em abundância ou um creme específico.
Pigmentação
Os mamilos ficam mais escuros e a linha vertical que atravessa o abdome e cruza o umbigo se torna mais visível. Podem também surgir no rosto manchas acastanhadas conhecidas como melasma. Para evitar essas manchas no rosto utilize sempre um creme de proteção solar.  
Saúde oral

As gengivas podem inchar e sangrar mais facilmente. Para evitar use uma escova de dentes macia e visite o seu dentista.


Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem. Obrigada por me visitar. bjs