segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Gestação - 3º Trimestre

O primeiro trimestre da gestação é marcado pela aceitação de um novo ser, a reação do parceiro diante da novidade (caso a gravidez não seja planejada), as mudanças e desconfortos no corpo e a curiosidade de saber o sexo - embora ainda seja cedo. O segundo trimestre é neutro, uma tranqüilidade... Há bem-estar, beleza, energia para trabalhar, todos reconhecem a mulher como "a grávida" e ela finalmente sabe o sexo, personaliza os objetos do bebê e cria sua "carinha" no imaginário. Já o terceiro trimestre de espera passa lento e as últimas semanas podem se arrastar por meses no calendário esgotado da grávida.
No terceiro trimestre o feto está pronto, mas imaturo. O bebé está a prepara-se para a vida fora de si. Os seus órgãos estão formados, o seu sistema nervoso em funcionamento, o seu cérebro não para de aumentar.  É importante nesta fase que a grávida vá desacelerando e reduza a marcha do seu ritmo de vida. Não é para ficar apática em casa, apenas dar preferência a trabalho e programas que goste de fazer e que relaxe. Enfim, evitar lugares estressantes e ficar light".
Embora o aumento do tamanho da roupa se tenha começado a notar desde o segundo trimestre de gestação, a partir de agora vai ganhar cada vez mais peso, o ideal é que ao fim deste mês tenha ganho entre 6 a 8 quilos, para chegar entre os 10 aos 16 quilos extra ao final da gravidez (isto se começou com um peso normal). Quando se começa uma gravidez com um peso abaixo da média, o normal é que ganho uns quilos a mais. Mas, se pelo contrário ao ficar grávida estava com peso um pouco acima da média, engordará menos. Se se tratar de gémeos, o aumento oscilará entre os 16 e os 20 quilos. Outra das alterações que vai notar a partir deste mês é o endurecimento da barriga.
Desde a 39ª semana vai notar contracções que se acentuam e se tornam mais regulares, longas e intensas que as que sentia anteriormente. Se durarem cerca de 30 segundos e se as sentir com uma frequência de cada 5 minutos durante uma hora, é o momento de ir para o hospital. Lembre-se, o rompimento das águas, com ou sem contracções, significa uma saída imediata para a maternidade, já que significa que o bebé deixou de estar protegido contra as infecções.
E, uma vez nascido o bebé, encarregue-se de recordar aos que lhe são mais próximos que embora o pequeno seja o protagonista, você também vai precisar da sua dose de atenção e de carinho …
Feliz maternidade!
Até a proxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem. Obrigada por me visitar. bjs